Clássico, suculento e perfeito para os dias frios, esse é o Bife bourguignon ou bife borgonhesa. A carne dessa receita deliciosa é cozida em meio ao vinho tinto, no conhecido “estilo Borgonha”, a espetacular explosão de sabores surge através do caldo à base do vinho tinto que cozinha lentamente a carne e os legumes, deixando tudo mais saboroso.
Imagem e Reprodução: Bourguignon | Freepik
O bife bourguignon prova que não tem carne de primeira ou de segunda, uma vez que nas receitas originais, são usadas carnes resistentes ao cozimento, justamente para evitar que a carne se desmanche completamente e vire uma sopa. Esse é definitivamente um prato de explorar sabores!
Ingredientes para seu bife bourguignon
Veja a seguir a lista do que você precisa para fazer essa carne deliciosa:
Apesar de não ser uma receita difícil, essa receita exige paciência e atenção aos detalhes, mas fique tranquilo! Tudo dará certo e seu bife bourguignon ficará impecável.
Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas; descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho; lave, seque e corte o salsão em fatias grossas, na diagonal.
Sobre outra tigela, passe os cubos de carne por uma peneira, raspando bem o líquido da marinada com uma espátula – no total, você vai precisar de 1 xícara (chá) do líquido para cozinhar o ensopado, se necessário, complete com água.
Volte a carne para a tigela da marinada (nem precisa lavar), tempere com sal, pimenta a gosto, salpique com a farinha e misture com as mãos para envolver todos os cubos – essa técnica chama singer e ajuda a engrossar o molho.
Ligue a panela elétrica (destampada) e programe para 30 minutos de cozimento – dessa forma ela permanece bem aquecida para dourar a carne e preparar o refogado. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne, em etapas, sem amontoar – se colocar tudo de uma só vez a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando com azeite a cada leva.
Coloque o bacon e mexa até começar a dourar. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos. Adicione o alho, o extrato de tomate e mexa por 1 minuto para perfumar.
Junte a cenoura e o salsão, regue com o líquido da marinada reservado (com as ervas) e misture bem para incorporar o sabor do refogado. Volte a carne para a panela e tempere com sal e pimenta a gosto.
Feche a panela de pressão elétrica, ajuste a válvula para cozinhar na pressão e o cronômetro para 30 minutos. Enquanto isso, com um pano de prato úmido (ou papel toalha), limpe os cogumelos – evite lavar sob água corrente, eles absorvem a água e perdem sabor. Corte cada cogumelo ao meio (se estiverem muito grandes, corte em quartos).
Passado os 30 minutos a panela elétrica vai desligar sozinha e manter o ensopado aquecido. Ajuste a válvula para liberar a pressão e deixe o vapor sair completamente antes de abrir a tampa. Misture os cogumelos e deixe cozinhar no calor do ensopado por 5 minutos. Desligue a panela, misture a salsinha picada e sirva a seguir.
A melhor hora chegou, hora de saborear!!! Esperamos que tenha gostado dessa receita que preparamos com carinho, não esqueça de acompanhar o Seu Churrasco para mais receitas deliciosas.
Deixe um comentário