Realizar a receita do Bife Wellington com perfeição é desejo de muitos amantes de carne e da culinária. Afinal, essa é uma das receitas consideradas mais intimidantes, uma vez que é uma receita meticulosa e que necessita de atenção nos mínimos detalhes para acertar na massa e no ponto da carne.
Imagem e Reprodução: Bife Wellington | Freepik
O Bife Wellington é um clássico dos anos 60 e consiste basicamente em uma peça de filé mignon envolta em uma camada de creme de champignon, presunto cru e coberta com massa folhada.O principal desafio dessa receita é a massa crocante sem resquícios do suco da carne e uma carne ao ponto e suculenta.
Apesar do Bife Wellington ser complicado de realizar, viemos te provar que é possível fazer essa receita e impressionar a todos. Por isso, confira a receita que preparamos!
Ingredientes do seu Bife Wellington
Para melhor funcionamento dessa receita, lembre de deixar todos os ingredientes previamente separados. Assim, irá facilitar na hora do preparo.
Como falado anteriormente, o modo de preparo do Bife Wellington exige paciência. Por isso, essa receita foi pensada para esclarecer todas as suas dúvidas, dessa forma você pode seguir o passo a passo sem maiores preocupações e tendo a certeza que dará certo.
Então, tenha calma e esteja atento aos detalhes, todos os passos do Bife Wellington são importantes!
Pique muito bem ou processe os cogumelos.
Pique os dentes de alho.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e uma colher (sopa) de manteiga.
Junte os cogumelos e o alho. Tempere com sal, pimenta moída na hora e folhas de tomilho.
Refogue, mexendo de vez em quando, até secar toda a água dos cogumelos.
Adicione o uísque, espere evaporar por completo. A pasta deve ficar bem seca. Transfira para uma vasilha e reserve na geladeira.
Seque o filé em temperatura ambiente com um papel-toalha e tempere toda a superfície da carne com sal, pimenta-do-reino moída na hora e um fio de azeite.
Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e uma colher (sopa) de manteiga, até começar a sair fumaça.
Com a frigideira bem quente, doure muito bem todos os lados da carne, inclusive as laterais.
Transfira a carne para um prato e pincele imediatamente a mostarda por todos os lados. Reserve.
Abra um papel-filme um pouco maior que o tamanho da carne, deixando sobrar nas laterais.
Disponha sobre o filme as fatias de presunto cru lado a lado em duas fileiras, sobrepondo as fatias, deixando sobrar um pouco nas laterais e no comprimento (em relação ao tamanho da carne).
Com uma espátula, ou as mãos, passe a pasta de cogumelos delicadamente sobre todo o presunto, de maneira uniforme.
Posicione a carne resfriada no centro e delicadamente enrole, com ajuda do papel-filme, até formar um pacote.
Aperte ligeiramente ao enrolar para a carne firmar com o recheio. Nesta hora, você definirá o formato da carne. Pressione bem o rolo com ajuda da lateral do papel-filme. Deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 40 minutos. Pode ficar até o dia seguinte.
Abra a massa folhada com ajuda de um rolo sobre um papel-filme. A massa deve ficar aproximadamente com meio centímetro de espessura.
Ajuste o tamanho da massa em relação ao tamanho da carne, deixando sobrar um pouco nas laterais. Corte as pontas.
Retire com cuidado a carne do filme plástico, posicione na parte de baixo da massa, deixando alguns centímetros de sobra.
Pincele as laterais da massa em volta da carne com a gema batida.
Com ajuda do papel-filme, enrole a carne na massa (fazendo um pacote), pressionando levemente para dentro, para a carne ficar firme na massa. Corte os excessos de massa (tente não sobrepor muita massa, para um acabamento mais delicado).
Com os dedos, feche as laterais da massa. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.
Preaqueça o forno a 200°C.
Coloque o rolinho em uma assadeira untada com azeite, com a emenda virada para baixo.
Pincele com a gema batida e, se quiser, faça desenhos na massa com a parte de trás de uma faca, polvilhe flocos de flor de sal e folhinhas de tomilho.
Leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Até a massa dourar.
Retire a assadeira do forno, espere cerca de 10 minutos. Em seguida, corte com delicadeza fatias de 1,5 cm e sirva.
Ufa! Finalmente terminou, agora é só aproveitar e se orgulhar por ter feito o Bife Wellington uma receita tão complicada e tão desejada. Esperamos que tenha gostado! Não esqueça de continuar acompanhando Seu Churrasco para outras saborosas receitas.
Deixe um comentário